Por quê fazer um planejamento de cuidado da saúde?

Por quê fazer um planejamento de cuidado da saúde?

Por quê fazer um planejamento de cuidado da saúde?

Criar um planejamento para o cuidado da sua saúde é essencial para a sua organização e manutenção de uma rotina saudável. Hoje sabemos que através da medicina e também de um cuidado maior com nossa saúde, é possível viver por mais anos. No Brasil, por exemplo, a expectativa média de vida é de 76,8 anos, mas, tem diversas pessoas que chegam aos 90 sem grandes dificuldades, pois, fizeram todo o planejamento anteriormente. 

Obviamente não temos controle sobre quanto tempo iremos viver, mas, podemos realizar várias práticas para alcançarmos um maior tempo de vida. Algumas delas são: aumentar o bem estar, reduzir o estresse, cuidar da saúde bucal, acompanhar o funcionamento do coração e controlar a pressão arterial. 

Como escolher o plano de saúde que se encaixa ao seu planejamento? 

Já sabemos o por quê fazer um planejamento, mas agora, como fazer? A melhor opção é marcar uma consulta, ir ao seu médico e fazer um check-up junto com ele. Assim, juntos, vocês vão conseguir traçar objetivos e rotinas mais pautadas pelas suas necessidades particulares.

Após adquirir todas as informações de seu médico, você pode se organizar internamente. 

  1. O primeiro passo é, caso ainda não tenha, buscar um plano de saúde que contemple suas necessidades. Será importante tanto para economizar, quanto para mantê-lo mais tranquilo nas eventuais urgências que você ou sua família passem. 

Divida seu planejamento, para isso, podemos utilizar duas colunas:

1) Planejamento Estratégico

Nessa área você deve colocar medidas de longo prazo, planos que podem ser flexíveis. 

2) Planejamento Tático 

Já se trata de uma emergência, de algo que deve ter prioridade. 

Assim fica mais fácil visualizar quais processos ainda estão por vir e saber quais devem ter prioridade. 

Planejamento além do plano de saúde

Outro planejamento que também deve ser feito, são seus hábitos. Esses hábitos só trazem melhorias para a qualidade de vida, aumentando a disposição para enfrentar os desafios da vida, contribuindo para aumentar a produtividade e controlando o estresse, e este, provoca vários problemas de saúde! 

Monte uma rotina com as atividades intercaladas, assim, além de manter uma constância, ficará mais fácil de visualizar. Exemplos:

– Alimentação: Escolha alguns alimentos que não tem costume de comer regularmente, para comer naquela semana, depois anote para não esquecer. Opte sempre por alimentos saudáveis, que fornecem mais energia para o corpo. Evite gorduras e excessos. 

– Atividades físicas: Anote quais exercícios irá fazer e quanto tempo irá dedicar ao dia para cada isso. Depois que fizer, risque, assim, sentirá uma sensação maior de bem estar e dever cumprido. (300 minutos semanais, conforme a nova recomendação da OMS)

– Beba bastante água: Caso não seja uma pessoa com o costume de beber agua, tente sempre andar com uma garrafa reutilizável junto a você ou crie notificações e lembretes. Vá aumentando até conseguir chegar a um litro e meio ou dois por dia.

– Protetor solar: Use o protetor solar, é recomendado usar todos os dias repondo a cada 2 horas.

– Durma bem: Procure além de dormir 8 horas por dia, dormir de maneira confortável.